Quando contratar um Engenheiro?
- Onix
- 22 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Assim como em outras profissões o engenheiro civil, após concluir os 5 anos de engenharia civil, poderá escolher uma área específica para atuar, como gestão e planejamento de obras, projetos de grandes construções (estradas, edifícios, aeroportos, barragens, pontes, túneis e sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto), projetos residenciais, projetos estruturais, dentre vários outros segmentos da construção civil.

Neste artigo iremos enfatizar o engenheiro aplicado às obras/projetos residencias.
Em obras residenciais é comum a informalidade, muitas pessoas deixam de fora a contratação de um engenheiro civil, em parte por julgarem – de forma equivocada – como um gasto desnecessário e elevado. Porém, não contar com este auxílio técnico pode trazer muitas dores de cabeça, problemas de segurança e custos adicionais com retrabalhos para a correção de problemas.
De acordo com as leis municipais é necessário a emissão do alvará de execução de obras antes de iniciar a construção, reforma ou ampliação do imóvel, porém se a obra já foi executada será exigida a regularização do imóvel, nestes casos a contratação de um responsável técnico será exigida, sendo necessária a contratação dos serviços de um(a) engenheiro civil. Para fins de emissão de habite-se é necessário que se possua o alvará de execução de obras ou a regularização do imóvel. Obs.: iremos abordar estes temas mais detalhadamente em outro momento.
Além das exigências legais, a contratação de um engenheiro civil pode significar uma considerável redução no custo final e maior satisfação no planejamento/layout do imóvel, pois muitas pessoas planejam suas construções por conta própria e no final se frustram com o resultado, para que isso não ocorra o engenheiro que trabalha com projetos residenciais executará um projeto mais elaborado partindo da ideia do cliente. Também por ter uma visão global da obra, o que permite planejar cada etapa, ele é capaz de evitar desperdícios de materiais, reduzir o tempo de execução e cuidar da qualidade e da segurança da edificação. É o engenheiro civil quem garante o sucesso da obra, evitando problemas como paredes rachadas, vigas e pilares que não sustentam o peso da casa, entre outros.
Quando a informalidade opera é comum se deparar com essas indesejáveis situações. Muitas vezes, os pedreiros não são capazes de estimar, por exemplo, quanto peso extra uma varanda pode suportar ou se a retirada de determinada parede poderá comprometer a estrutura da edificação. Isso significa que, sem os devidos cuidados, uma simples reforma para transformar a varanda ou ampliar a cozinha da sua casa ou apartamento pode colocar em risco a sua família e demais moradores do condomínio ou vizinhos.
Vale ainda destacar a importância de uma boa orientação tanto na compra dos materiais quanto na hora de contratar a mão de obra. Levando em consideração o conhecimento de mercado e experiência profissional, o engenheiro orienta qual o material mais adequado para cada tipo de aplicação e avalia a capacidade de cada profissional envolvido.
Salientando a questão da segurança para sua obra, assista o vídeo a seguir e pense bem antes de construir por conta própria:
Kommentare