Telhado Embutido
- Onix
- 18 de out. de 2018
- 2 min de leitura

(Fachada 3D - Elaborada por Onix Projetos)
O telhado embutido nada mais é que um telhado que fica “escondido” atrás de uma pequena parede/muro construída geralmente no final da laje ou beiral, mais conhecida como platibanda. Este método se tornou elemento característico em projetos de casas modernas, tornando a aparência das casas mais clean e trabalhando com linhas mais retas.
Para este tipo de telhado utilizam-se telhas que necessitam de pouca inclinação para escoamento de água, tais como de aço galvanizado, fibrocimento, concreto ou amianto (pouco utilizada), portanto em relação às telhas convencionais (cerâmica) o telhado embutido se torna mais baixo, garantindo que a platibanda não seja muito alta para esconder o mesmo.

Vantagens e desvantagens
Em resumo ele possui duas grandes vantagens em relação ao telhado convencional:
1 – Economia na construção: não necessita de uma estrutura tão reforçada quanto à do telhado convencional, que utiliza geralmente uma quantidade significativa de madeiramento.
2 – Estética: conforme dito anteriormente, o telhado embutido permite uma aparência mais clean e moderna.
E duas desvantagens são:
1 – Mão de obra bem qualificada para garantir o perfeito funcionamento, considerando que se deve impedir qualquer problema de infiltração.
2 – Nossos clientes relatam que geralmente as telhas de fibrocimento necessitam de muito cuidado para não causar rachaduras nas mesmas, o que pode levar a um problema perceptível apenas em épocas de chuva. As telhas de fibrocimento se tornaram mais comuns pelo baixo custo, porém a não utilização do amianto reduz algumas de suas propriedades, como a flexibilidade.
O amianto ou asbesto
Amianto é uma fibra mineral natural, extraída de rochas, que devido às suas vantagens econômicas (baixo custo e abundante na natureza) e físico-químicas (alta resistência mecânica, resistência às altas temperaturas e ataques ácidos, álcalis e bactérias, isolante, durabilidade, flexibilidade, incombustibilidade...) tornou-se muito utilizada, principalmente na fabricação de telhas e caixas d’água.O amianto, porém, é considerado uma substância cancerígena pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Estima-se que mais de 100 mil trabalhadores ao redor do mundo morrem por ano devido à exposição ao amianto. De acordo com o site Carta Capital o amianto foi banido em 75 países, na Europa praticamente todos proíbem a sua utilização.De acordo com a Lei Federal 9055/95 o uso do amianto no país deve ser controlado, porém apenas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco proibiram o uso e comercialização de qualquer material que contenha amianto.
As principais vítimas das doenças relacionadas ao amianto são os trabalhadores, que podem inalar as fibras em uma quantidade enorme, no processo de extração ou de fabricação/degradação dos produtos derivados, porém há riscos ao consumidor final ao tomar água proveniente de caixas d’água compostas por amianto ou com a inalação do material ao cair ou quebrar de uma telha.
Comentários